segunda-feira, 28 de julho de 2008

Há 25 anos, Grêmio conquistava a Libertadores pela primeira vez

Nesta segunda-feira, clube inicia comemorações com coquetel no Olímpico. Em dezembro, grande festa celebrará o título mundial de 1983.


Renato Portaluppi, o maior herói da conquista da Libertadores e do Mundial de 1983

O jogo era dos mais complicados, com o Peñarol dando porrada e ameaçando a zaga do Grêmio. Estava 1 a 1. De repente, quando o duelo caminhava para o fim e indicava a necessidade de uma terceira partida (que seria em Montevidéu), sobra uma bola para Renato Gaúcho na ponta direita. O atacante, acuado, pouco tem a fazer. Aí, em um lance de genialidade, ele ergue a redondinha, faz uma embaixada e dá um balão na direção da área. César sobe mais alto do que a zaga uruguaia e manda de cabeça, sem chances para Fernandez. O Grêmio conquistava a América pela primeira vez.

Exatos 25 anos atrás, o Tricolor se tornava o terceiro clube brasileiro a vencer a Libertadores. A vitória de 2 a 1 sobre o Peñarol no Olímpico coroou a grande campanha do time de Valdir Espinosa. Foram 12 jogos, com oito vitórias, três empates e apenas uma derrota. Meses depois, em dezembro, o Grêmio venceria o Hamburgo, da Alemanha, por 2 a 1, com dois gols de Renato, e seria campeão do mundo. O bi da Libertadores viria em 1995, mas o segundo Mundial segue pendente.
A partir desta segunda-feira, o clube promete lançar uma série de produtivos comemorativos aos títulos da Libertadores e do Mundial. Réplicas das taças, camisetas personalizadas e DVDs estão nos planos. Em dezembro, a idéia é realizar uma grande festa para celebrar os 25 anos da vitória sobre o Hamburgo.

Nenhum comentário: